sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Mas afinal, quem foi Heronides Araújo???

          Heronides Araújo, natural de Uberlândia-MG, nasceu aos cinco dias do mês de julho de 1910. Filho de Salvino José de Araújo e Rita Maria Araújo, casou em 15 de novembro de 1934 com Ítala Pedemonte Araújo, tendo seis filhos: Êda Araújo, Heronides Araújo Filho, Dagmar Araújo, Leila Araújo, João Bosco de Aquino Araújo e Antônio Salvino Pedemonte Araújo.     
          Pioneiro do município de Barra do Garças e um de seus fundadores, Heronides Araújo foi um dos políticos mais respeitados no Vale do Araguaia, sendo eleito deputado estadual por duas vezes (mandatos 1947/1950 – 1950/1954).
          Chegou a Mato Grosso em 1930, no governo de Antonio Mena Gonçalves, sendo nomeado fiscal de minas e pedras preciosas em Barra do Garças, no ano de 1933. Participou da evolução da cidade em diversos cargos de destaques, como Conselheiro Municipal e membro do Diretório Político.
          Como deputado foi autor do Projeto Lei nº 121, de 15 de setembro de 1948, o qual emancipou o município de Barra do Garças e orientador político dos prefeitos Antônio Paulo da Costa Bilego e Raimundo Ribeiro Mello.
          Foi fundador do Diretório Regional do PSD, ao lado do Senador Filinto Müller e João Ponce de Arruda e chefe de gabinete dos governos Dr. José Frageli e Dr. Frederico Campos, sendo agraciado com o titulo de cidadão barragarcense, com medalha da Assembléia Legislativa, Palácio Filinto Müller.

0 comentários:

Postar um comentário