Biblioteca Integradora (2019)

OBJETIVO GERAL

Contribuir para a formação de cidadãos críticos, participativos e autônomos, permitindo o acesso e a compreensão dos saberes dos diferentes componentes curriculares por meio do acervo bibliográfico e da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (softwares educacionais, blog, vídeo aulas, redes sociais, etc).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Exercitar o trabalho em equipe e interação entre docentes e alunos, docentes e docentes;
* Desenvolver habilidades de pesquisa, leitura, interpretação de dados e informações, utilizando as mídias digitais;
* Praticar a interdisciplinaridade e contextualização;
* Trocar experiências de aprendizagem que se sustentem no “aprender fazendo” e no diálogo entre a sala de aula e a realidade do mundo do trabalho.



As Sociedades Ameríndias da América Central e do Sul


        O Plano Nacional de Educação (PNE) apresenta 20 metas para que possam ser desenvolvidas posteriormente como parte do Plano de Diretrizes Educacionais (PDE). O objetivo deste plano é:

                             “...desenvolvimento de atividades de acompanhamento pedagógico, experimentação e investigação científica, cultura e artes, esporte e lazer, cultura digital, educação econômica, comunicação e uso de mídias, meio ambiente, direitos humanos, práticas de prevenção aos agravos à saúde, promoção da saúde e da alimentação saudável, entre outras atividades...”. (BRASIL, 2019)
          Para a Unesco (2008), essas metas apresentam um panorama geral da abordagem sistêmica para o desenvolvimento da educação nacional para a próxima década no Brasil, com diversas prioridades para fomentar o desenvolvimento simultâneo de áreas interdependentes, como educação pré-escolar, educação básica e educação superior.
          Ela (UNESCO, 2008), acredita que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem contribuir com o acesso universal da educação, a equidade na educação, a qualidade de ensino e aprendizagem, o desenvolvimento profissional de professores, bem como melhorar a gestão, a governança e a administração educacional ao fornecer a mistura certa e organizada de políticas,
          Neste contexto, organizamos as aulas de História visando a inserção do discente no mundo virtual, instruindo-o e capacitando-o no âmbito escolar.
          Deste modo, as Tecnologias digitais contribuem para (re) significar o processo de ensino e aprendizagem, por isso os diversos suportes tecnológicos devem fazer parte do contexto escolar. Nesse sentido, as aulas de História, deste bimestre, tiveram como objetivo principal incentivar a pesquisa e a produção de slides sobre as sociedades ameríndias da América Central e do Sul.
         Assim, no decorrer do desenvolvimento das aulas foi orientado como fazer a pesquisa, o que selecionar, quais sites pesquisar e elaborar os slides usando programa do Windows powerpoint.
        O Laboratório de Informática teve e tem um papel extremamente importante na vida escolar dos alunos, pois possibilita além do aperfeiçoamento da qualidade do ensino e aprendizagem, a inclusão destes no mundo tecnológico, pois é muitas vezes nele que os discentes têm o primeiro contato com os computadores, firmando sua importância social no ambiente escolar.
Desta forma, observamos que a proposta da aula atendeu as expectativas almejadas pela disciplina, pois os alunos apresentaram com êxito o resultado dos trabalhos desenvolvidos no Laboratório de informática que foi a produção de slides sobre os povos amerídios da América Central e do Sul.











Histórias em Quadrinhos

CONTEÚDO

  • Leitura;
  • Oralidade;

OBJETIVO

  • Incentivar a prática da leitura, o desejo e o prazer de ler;
  • Conhecer esse gênero textual em sua estrutura e função, percebendo características da linguagem das histórias em quadrinhos;
  • Divertir-se com a leitura de HQs.

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO

1º – Conversar com o grupo sobre o que é uma história em quadrinhos e se eles têm alguma história em quadrinhos favorita.
2º. Explicar a estrutura e a característica linguística desse gênero textual (balões, diálogos, onomatopeias quadro ou vinheta).













0 comentários:

Postar um comentário